Grita, diz, faz...
Conta-me 25 de Abril
Media

Saúde mental

Enviado por
Coletivo de alunos, 11ºC, São João da Madeira
Data
11 Fevereiro, 2024

Atualmente, os jovens passam por uma panóplia de pensamentos e de comportamentos que pode afetar gravemente a saúde mental. Com efeito, o uso abusivo e contínuo das redes sociais pode desenvolver obsessões ligadas a padrões de imagem e de vida perfeitas. Distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia, bem como a automutilação, a depressão e a tendência suicida podem deixar marcas profundas e, muitas vezes, irreversíveis.

Acresce, ainda, referir que o desenvolvimento e a implementação da inteligência artificial na sociedade moderna, além das vantagens sobejamente conhecidas, pode estimular a preguiça mental, reduzir a capacidade de raciocínio e colocar limitações à competência comunicativa, colocando, assim, em causa a autonomia e a criatividade do ser humano em diferentes contextos.

Paralelamente, a existência de chats de namoro e de conversação pode, sem dúvida, gerar comportamentos viciantes, desviantes, gratuitos e até imorais. Muitos jovens e adultos tornam-se dependentes destes meios virtuais, colocando, muitas vezes, em causa o aproveitamento escolar, o desempenho e a produtividade no emprego e a harmonia nas relações familiares e sociais.

Em suma, cabe a cada um de nós assumir uma atitude moderada, autocontrolada, consciente e prudente em todos os domínios que podem conduzir a excessos passíveis de condicionar a nossa saúde mental e até a dos nossos familiares.

11.ºC_S. João da Madeira (AESL)

Media

O conforto das tecnologias

Enviado por Carolina Leite, 17, 12.º I, Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira
Media

Convive mais!

Enviado por FL, 5º ano, Castro Daire
Media

Preocupações precoces

Enviado por Gabriela Silva, 18, 12.º K, Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira