Grita, diz, faz...
Conta-me 25 de Abril
Media

Saúde mental

Enviado por
Coletivo de alunos, 11ºC, São João da Madeira
Data
11 Fevereiro, 2024

Atualmente, os jovens passam por uma panóplia de pensamentos e de comportamentos que pode afetar gravemente a saúde mental. Com efeito, o uso abusivo e contínuo das redes sociais pode desenvolver obsessões ligadas a padrões de imagem e de vida perfeitas. Distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia, bem como a automutilação, a depressão e a tendência suicida podem deixar marcas profundas e, muitas vezes, irreversíveis.

Acresce, ainda, referir que o desenvolvimento e a implementação da inteligência artificial na sociedade moderna, além das vantagens sobejamente conhecidas, pode estimular a preguiça mental, reduzir a capacidade de raciocínio e colocar limitações à competência comunicativa, colocando, assim, em causa a autonomia e a criatividade do ser humano em diferentes contextos.

Paralelamente, a existência de chats de namoro e de conversação pode, sem dúvida, gerar comportamentos viciantes, desviantes, gratuitos e até imorais. Muitos jovens e adultos tornam-se dependentes destes meios virtuais, colocando, muitas vezes, em causa o aproveitamento escolar, o desempenho e a produtividade no emprego e a harmonia nas relações familiares e sociais.

Em suma, cabe a cada um de nós assumir uma atitude moderada, autocontrolada, consciente e prudente em todos os domínios que podem conduzir a excessos passíveis de condicionar a nossa saúde mental e até a dos nossos familiares.

11.ºC_S. João da Madeira (AESL)

Media

Detetar informação falsa

Enviado por Ana Luísa, 15 anos, Braga
Media

Digital leader Guilherme

Enviado por Guilherme, Vila Nova de Gaia
Media

O lado negativo dos media

Enviado por Gabriela, 14 anos, Vizela