Grita, diz, faz...
Conta-me 25 de Abril
Questões do mundo atual

Saúde mental

Enviado por
Beatriz, 16 anos, Albufeira
Data
29 Maio, 2023

 A saúde mental é tema que é cada vez mais reconhecido em todo o mundo, mas que ainda gera muita confusão em certas pessoas, fica então a questão: Será que é importante falar sobre a saúde mental? 

Mas, para falar sobre a saúde mental, é importante perceber no que consiste, apesar de não haver um conceito específico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que lida com as suas próprias emoções, simplificando, é quando uma pessoa consegue praticar as suas atividades quotidianas e lidar tanto com sentimentos positivos como com sentimentos negativos. A ansiedade, a depressão, a esquizofrenia, a perturbação bipolar e as dependências são alguns dos problemas relacionados com a saúde mental. 

Eu acredito que seja importante falar sobre a saúde mental em estabelecimentos de ensino, nos locais de trabalho, nos meios de comunicação social, para que as pessoas tenham um melhor conhecimento o tema. 

As pessoas com problemas relacionados com a saúde mental têm o seu dia-a-dia, a sua vida social e o seu trabalho afetados, podendo mesmo chegar ao ponto de perder o emprego, os relacionamentos, o que causa um maior sofrimento na sua vida. Muitas das pessoas afetadas por estes problemas sofrem de discriminação e são acusadas pelos outros de serem violentas, perigosas e incompetentes por falta de informação disponível. 

Com este preconceito, os que têm estes transtornos acabam por se isolar e abandonar os tratamentos, ou nem sequer os começar por vergonha de serem rotulados como “doentes mentais”. Isto aconteceu, por exemplo, ao ator, José Carlos Pereira, que passou por uma dependência de álcool e drogas e que admitiu que ser rotulado foi a parte mais difícil da sua recuperação. 

Para muitas pessoas, falar sobre a saúde mental é uma perda de tempo pois existem outros assuntos mais importantes como as guerras ou a fome que afetam mais pessoas e causam mais mortes, mas a verdade é que por causa de transtornos mentais, os suicídios causados por este problema, têm tido um acréscimo bastante significativo nos últimos anos e a tendência é a de aumentar sempre mais. Em Portugal, no ano de 2019, morreram 975 indivíduos sendo que a causa foi o suicídio. Em 2021 estima-se que por dia se suicidavam três pessoas, com um total de cerca de 1095 nesse ano. 

Então, considero que temos sim que falar sobre a saúde mental, promover debates, acompanhar os jovens nas escolas, falar sobre as diferenças, perceber o que vai no íntimo de cada um, sem desprezar, sem criticar, tentando perceber e ajudar… é necessário que se trate este assunto como uma urgência que deve ser tratada, como qualquer outra doença, não vista com estigmas, é urgente … 

Questões do mundo atual

A paz é a calma

Enviado por Mariana Ferreira, 5º ano, Ferreira do Zêzere
Questões do mundo atual

A paz é sossego e descanso

Enviado por Rodrigo Godinho, 5º ano, Ferreira do Zêzere
Questões do mundo atual

A paz acalma a alma e derrota a raiva

Enviado por Matilde, 5º ano, Ferreira do Zêzere