Queres saber mais?
O que é o Mural de Expressões bYou?
O termo Mural é usado para designar a pintura que se faz sobre um muro. Ao longo da história, os muros – as paredes – foram usados para criar manifestações artísticas. No século XIII, os trabalhos de Giotto, pintor e arquiteto italiano, deram um grande impulso à pintura mural, mas foi no Renascimento que ocorreu o auge desta parte. Algumas obras primas deste período são a pintura de Miguel Ângelo no teto da capela Sistina, em Roma, e a Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Atualmente, o grafiti é uma das técnicas da arte mural mais usada. Mas também já ouviste falar de ‘mural’ aplicado às redes sociais, como o espaço em que as pessoas escrevem e deixam as suas publicações. O Mural de Expressões bYou pretende ser um espaço de criação e de expressão daquilo que nos quiseres dizer, contar e mostrar sobre a tua relação com os media, como eles estão presentes na tua vida, que importância assumem, mas também sobre os assuntos que mais te interessam e preocupam. É também um espaço de liberdade e de participação. Queremos ouvir-te, conhecer as tuas histórias, saber o que pensas. Queremos que nos mostres a tua ‘arte’, seja ela um texto, um poema, um vídeo, um podcast, uma fotografia, um desenho, um meme, uma banda desenhada, uma música, uma dança ou outro tipo de expressão. Os conteúdos que nos enviares serão publicados neste Mural, após terem sido validados pela equipa do projeto, e uma seleção desses trabalhos será objeto de uma Exposição física em Braga. Se tens até 18 anos, envia as tuas produções para: byou@ics.uminho.pt
Contamos contigo?
Como surgiu a ideia?
O Mural de Expressões bYou é uma iniciativa do projeto de investigação bYou — Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media, em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia [PTDC/COM-OUT/3004/2020]. Este projeto pretende escutar e dar a voz a crianças e jovens até aos 18 anos, com o intuito de conhecer e problematizar uma das suas experiências quotidianas globalmente mais partilhada — a sua relação com os media. Partindo das tuas práticas e perceções, pretende-se compreender os papéis que os media ocupam na tua vida e dar-te oportunidade de te expressares, de diferentes formas e por vários meios, sobre essas experiências e vivências. Quando falamos em meios de comunicação, ou media, incluímos a televisão, os serviços de streaming (audiovisual, música e podcast), a rádio, a imprensa (jornais e revistas impressas e online), o cinema, os videojogos, a publicidade, a Internet, as redes sociais e as plataformas digitais, o telemóvel e outras tecnologias.