Grita, diz, faz...
Conta-me 25 de Abril

Regulamento

Campanha “Expressa-te” – projeto bYou


ARTIGO 1 – ENQUADRAMENTO

1. A campanha “Expressa-te” decorre no âmbito do projeto de investigação “bYou – Estudo das vivências e expressões dos jovens sobre os media“, em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia [PTDC/COM-OUT/3004/2020].


ARTIGO 2 – TEMA

1. A campanha tem como tema principal a presença e a importância dos media na sociedade, em particular nas vidas das crianças e dos jovens.

2. São também aceites produções sobre os interesses e as preocupações das crianças e jovens relacionadas com o mundo atual.


ARTIGO 3 – PARTICIPANTES

1. A participação está aberta a todas as crianças e jovens até aos 18 anos, de Portugal ou de outro país da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). Podem participar individualmente, em grupo, a partir da família ou através da escola ou outra instituição educativa, cultural ou social (escolas de dança, de teatro, de música, ONG, entre outras).


ARTIGO 4 – PERÍODO DE VIGÊNCIA

1. A campanha está aberta durante o ano letivo 2022/2023, podendo ser enviados trabalhos até setembro de 2024.


ARTIGO 5 – FORMAS DE PRODUÇÃO E EXPRESSÃO

1. Os participantes são incentivados a usarem a sua expressão criativa para a produção dos seus trabalhos, podendo estes abranger diversas áreas e formatos: vídeo, podcast, fotografia, desenho, pintura, texto, poema, meme, dança, música, teatro, performance artística, entre outros.

2. Pretende-se que estes trabalhos sejam efetivamente a voz das crianças e jovens, que usem formas criativas, artísticas e culturais originais para se expressarem, sem recorrerem a lógicas mais tradicionais de trabalhos escolares.


ARTIGO 6 – OBJETIVOS

São objetivos da Campanha:

1. Dar voz às crianças e jovens;

2. Auscultar as crianças e os jovens sobre a importância dos media na sociedade, em particular nas suas vidas, bem como sobre assuntos do mundo atual que os preocupam e interessam;

3. Conhecer as suas perceções sobre os media e as suas reflexões sobre a importância que assumem nos seus quotidianos;

4. Identificar os assuntos que lhes causam interesse e preocupação e enquadrar os media nesse contexto;

5. Promover a livre expressão, a criatividade e a criação, incentivando à reflexão e ao pensamento crítico;

6. Promover e incentivar a participação de crianças e jovens na discussão sobre assuntos que as rodeiam e interpelam.


ARTIGO 7 – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1. Os trabalhos devem ser originais e inéditos. Os participantes devem respeitar os direitos de autor e direitos conexos e devem assumir a responsabilidade por quaisquer reclamações relacionadas com estes direitos.

2. Não são aceites trabalhos que ameacem a privacidade dos próprios e dos outros, que sejam insultuosos, ameaçadores, acusatórios, ofensivos, difamatórios, obscenos, racistas, xenófobos, discriminatórios, ou que possam ser prejudiciais para os próprios e para os outros.


ARTIGO 8 – ENVIO DOS TRABALHOS

1. Os trabalhos devem ser enviados em formato digital para o email: byou@ics.uminho.pt

2. Caso o envio dos anexos exceda a capacidade do email (10MB), podem ser usados outros serviços online de transferência de ficheiros como o WeTransfer, ou equivalente.

3. Os trabalhos deverão respeitar as seguintes especificidades:

— Fotografia (também de desenhos, textos e de outras expressões em suporte físico): exclusivamente no formato digital JPEG com o máximo de 10 MB cada uma;

— Vídeo (também filmagens de dança, performance, teatro, etc.): no formato mp4, mov, avi, mkv;

— Som (gravações de músicas, podcast e outros sons): formato mp3;

— Texto: no corpo do email ou em anexo (documento Word).

5. Os trabalhos devem ser enviados com a seguinte informação: a) nome do(s) autor(es); b) idade(s); c) localidade; d) instituição, caso se aplique (escola ou agrupamento de escola, escola de dança, escola de música, escola de teatro…).

6. Os dados identificativos não serão divulgados nem cedidos a terceiros.


ARTIGO 9 – PUBLICAÇÃO E EXIBIÇÃO DOS TRABALHOS

1. Os trabalhos enviados, depois de validados pelos coordenadores do projeto de investigação, serão publicados no Mural Digital bYou – muralbyou.pt.

2. A publicação mencionará o nome do autor do trabalho, bem como a sua idade, mas estes elementos não permitirão identificar a criança ou jovem.

3. A equipa do projeto bYou reserva-se o direito de não publicar conteúdos que não respeitem os princípios da campanha e a política de privacidade e de publicação do site muralbyou.pt.

4. O envio dos trabalhos implica a aceitação da cedência dos direitos de publicação ao projeto bYou. A equipa poderá utilizar as produções em trabalhos de natureza científica, como publicações e comunicações em congressos, bem como na divulgação das atividades do projeto. Esta utilização será sempre sem fins comerciais.

5. O conjunto dos trabalhos, ou uma parte, será exibido numa exposição a realizar numa instituição cultural de Braga, previsivelmente no primeiro trimestre de 2025. Os participantes serão convidados a visitar a exposição.


ARTIGO 10 – CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO E DISTINÇÃO

1. Todos os participantes receberão, da parte do projeto bYou, um Certificado de participação na campanha “Expressa-te”, a ser enviado no último trimestre de 2024.

2. A equipa do projeto atribuirá também três distinções aos trabalhos que mais se destacarem pelo seu conteúdo, originalidade e criatividade. Estas três distinções serão entregues na Conferência final do projeto a realizar-se em Braga, previsivelmente no primeiro trimestre de 2025. Os trabalhos distinguidos estarão também em destaque na exposição.


ARTIGO 11 – DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A participação nesta campanha é livre e gratuita e implica a aceitação do presente regulamento.

2. Os casos omissos neste regulamento serão apreciados e resolvidos pelos coordenadores do projeto bYou.


ARTIGO 12 – CONTACTOS

1. Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados ao projeto bYou através do endereço: byou@ics.uminho.pt.

2. Informação adicional sobre a Campanha pode ser obtida em: muralbyou.pt.

3. Informação sobre o projeto de investigação pode ser acedida em : byou.ics.uminho.pt


Braga e Universidade do Minho, novembro de 2022