Os Meios de Comunicação Social ou Mass Media são veículos de informação, educação e entretenimento na nossa sociedade!
Ao pensar na sua importância, vejo-os como um dos alicerces da democracia, uma vez que, sem eles, seríamos como marinheiros sem bússola à deriva no mar da ignorância.
Estes informam-nos sobre o que acontece à nossa volta e, ao mesmo tempo, dão-nos ferramentas para compreender e interpretar acontecimentos, conduzindo ao debate e à reflexão. As injustiças, as desigualdades, a violação dos direitos humanos, os excessos de poder, visíveis em alguns países, são expostos por estes e, acima de tudo, contribuem para a formação da opinião pública e a disseminação da informação, mobilizando a sociedade para causas importantes e, promovendo mudanças sociais positivas. A sua capacidade de informar, educar e entreter é inestimável!
Transmitir notícias, sim! Mas não é apenas essa a sua função! É muito mais do que isso. Os meios de comunicação educam-nos, mostram-nos novas culturas e promovem o pensamento crítico, sendo, por isso, possível dar força às nossas vozes que, de outra forma, permaneceriam silenciadas. Os Media revelam-nos o que de bom e de mau há no mundo, permitem que reflitamos sobre a diversidade e a complexidade do mundo em que vivemos, como se de um espelho se tratasse.
Por outro lado, não devemos subestimar os perigos dos Media. A desinformação, ou seja, as “fake news” ameaçam e distorcem a realidade e influenciam negativamente a opinião pública. Além disso, a exposição constante a notícias sensacionalistas pode ter um impacto negativo na saúde mental, provocando stress e ansiedade, na população.
E, se olharmos para trás, constatamos que estes sofreram uma grande evolução, ao longo dos tempos, desde a impressão do primeiro jornal até à era digital, Ninguém contesta sobre o quão a transformação tem sido fascinante!
No século XXI, estamos imersos num oceano de informação digital. Redes sociais, blogs, podcasts… cada um de nós pode ser criador de um conteúdo. Todavia, precisamos de aprender a navegar neste mar de informação com discernimento, verificando as fontes, questionando e analisando criticamente tudo o que chega ao nosso conhecimento.
Os meios de comunicação moldam a nossa perceção do mundo. E nós, ao utilizá-los de forma consciente, contribuímos para uma sociedade mais informada e justa. Sejamos, acima de tudo, consumidores conscientes e responsáveis!
Rita Almeida, 10.ºA
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (S. João da Madeira, Aveiro)